domingo, 13 de março de 2016

Guerra fria civil

Dia 13 de março de 2016 o Brasil recebeu a maior manifestação política da história, superando a marcha das diretas já. Mas o que de fato foi a passeata?  Teve um motivo específico? Foi tão pacífica quanto falam? Quais as possíveis consequências? 



Após analisar várias reportagens ficou claro algumas das principais intenções,  era comum ouvir "fora dilma"  "fora PT"  e declarações do tipo "não somos contra algum partido, somos contra a corrupção",  mas pera aí,  como alguém que declara  que não ser contra nenhum partido específico grita energicamente "fora PT"? 
Tá, mas qual o fundamento desse questionamento? , ora, fomos à rua porque queremos o impeachment. Não consegue observar a situação que o Brasil se encontra?  O questionamento é muito válido é de extrema importância pra compreender o título desse texto e responder as duas últimas perguntas do início.
A discussão política se tornou algo quase que proibida, temível de represália,não há mais discussões políticas, está ocorrendo uma polarização onde para os "pró impeachment"  falar sobre o PT se tornou motivo de perseguição e agressão, como o ocorrido na sede da UNE.
O ódio formado por opiniões diversas atingiu níveis enormes e,  historicamente,  o ódio nunca terminou bem para a sociedade.  Podemos citar Hitler, apoiado por grande parte dos alemães que se tornou uma das figuras mais odiadas da história, lembre se que ele atingiu o poder em período de grande crise, foi recebido como o salvador.
Períodos de crise merecem reflexões e é exatamente isso que menos temos atualmente. Ao invés de juntar ideias houve uma bipartização, uma antagonia, o bem X o mal que inverte dependendo da posição. Buscamos heróis, sem analisar a fundo antes de idolatrar qualquer oportunista que se aproveita da situação que vivemos.
Assim foi a guerra fria, um movimento teoricamente passivo, mas que estava por trás de uma guerra muito maior.
É tempo de reflexão, este é o motivo que criei este blog, receber ideias iguais contrárias é saudável e nos ajuda a ficar mais perto da verdade,  então deixem aí nos comentários suas opiniões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário